Gerenciamento de categoria é tema de seminário na FGV, parceira da APAS para o Congresso de Gestão

07/11/2017 - Congresso

FGV-597645

O Gerenciamento de Categoria foi foco de um seminário realizado pelo Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, no final de outubro. O evento teve como objetivo discutir como o GC vem se transformando em um modelo que está incorporando rapidamente dados de clientes e tecnologia, visando fidelização e competitividade.

Um dos palestrantes convidados foi o diretor de Marketing da Symphony Gold, Matt Robinson, que falou sobre o panorama global de gerenciamento de categoria. Robinson mostrou como é realizado o processo no Brasil e no exterior.

“Nos Estados Unidos, o foco está muito na questão de preço e promoção, porque isso vem de um longo período focado no sortimento e no cliente. Os norte-americanos pegaram o conhecimento que adquiriram e criaram uma plataforma focada no preço e promoção. Na Europa, assim como no Brasil, ainda existe a oportunidade de focar mais no consumidor e desenvolver mais o sortimento”, declarou Robinson.

O vice-presidente para a América Latina da Symphony EYC, Adriano Araújo (foto), tratou de como o Big Data pode auxiliar o varejista na questão do GC. O palestrante mostrou que, com essa tecnologia, é possível analisar o perfil de todos os clientes dentro da loja e entender suas necessidades.

“Talvez a maior contribuição do Big Data seja uma análise profunda do shopper. Não estou falando de um entendimento amostral, no qual você conversa com esse cliente pessoalmente, estou falando do entendimento dos dados como um todo, de todos os clientes presentes em sua loja. Isso permite sair desse mundo que vivíamos de onde se entendia apenas venda, valor e volume, passando a entender cliente”, afirmou.

Além de mostrar como o Big Data realiza essa análise profunda do shopper, Araújo contou como a tecnologia auxilia o varejista na otimização do sortimento.

“O entendimento da demanda transferível no sortimento, que é algo que tecnologia e a inteligência artificial trazem, é extremamente importante quando se faz o mix, principalmente para lojas pequenas. É fácil realizar sortimento para um hipermercado, porque cabe tudo lá. Mas fazer sortimento para uma loja pequena, pegar 12 mil SKU’s em cabelo e colocar em dois módulos, exige que você entenda a tecnologia”, explicou Araújo.

SuperVarejo realizou uma matéria exclusiva sobre o tema na edição de outubro. Para acessar, clique aqui.

Parceria renovada

Por mais um ano, a FGV apoiará a APAS Show na definição da grade de palestras do Congresso de Gestão, que será realizado de 08 a 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Olegário Araújo, especialista em Varejo e pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da Faculdade Getúlio Vargas (GVcev), destaca a importância da parceria.

“Junto com o professor Juracy Parente, que é nosso curador, a FGV tem grande satisfação de, por mais um ano, auxiliar a APAS na definição dos temas para o Congresso de Gestão da APAS Show”, afirma.

Segundo o especialista em varejo, o tema principal da APAS Show 2018, “Nós Amamos Supermercado”, remete ao que o setor sempre fez de melhor, ou seja, servir os clientes.

“Neste contexto, nosso papel é entender as tendências, que já chegaram, porém, digo que estão mal distribuídas, a partir de um propósito inspirador que engaje as pessoas e que possa estar presente no ponto de venda”.

Fonte: http://www.supervarejo.com.br/gerenciamento-de-categoria-e-tema-de-seminario/.